30 janeiro 2014

Planejando meu Casamento: Por onde começar?


Bom pessoal, essa vai ser uma nova categoria aqui do blog, como algumas sabem sou noiva já tem dois anos, e vou terminar primeiro a minha faculdade para depois me casar. Eu me formo nesse final de ano, ainda não sabemos de nada do que vamos fazer, quando, onde, e nem como, ssrsrsr. Mas quis ficar sabendo junto com vocês, e uma miga minha Maiara Santos que também esta noiva, me pediu para eu fazer um blog sobre isso, como eu fiquei com medo de não dar atenção para os dois blogs, e ultimo ano de faculdade, decidi trazer o assunto para esse aqui. Assim eu consiga lidar as duas coisas junto. 
Como falei não sei de nada ainda sobre o meu casamento, então para me ajudar, e ajudar quem vai se casar também, fiz bastantes pesquisas para saber por onde temos que começar. Deixando bem claro que eu vou aprender junto com vocês, eu não sou especialista nisso ta bom.
Eu vi vários jeitos de começar a planejar um casamento, eu vou colocar aqui do jeito que eu fui vendo e achei melhor. Em cada post da categoria eu vou colocando também links mais completos nos assuntos, e blogs que eu fui achando ao longo das minhas pesquisas. E quando eu e o Gledson descobrirmos mais sobre o nosso casamento venho também compartilhar com vocês.


Por onde começar? Essa é a minha pergunta mais frequente e de muitas de vocês que vão se casar que eu tenho certeza, srsrsr. Então vou tentar responder um pouco essa pergunta para todas nós. 
Antes de tudo devemos decidir umas coisas, e com isso podemos planejar um casamento dos nossos sonhos.


Parece bobo, mas é verdade. Nas minhas pesquisas quase não vi nada disso, mas eu sempre falo para o Gledson que temos que conversar sobre tudo, e ele me fala escolhe a data que casamos, eu brigo com ele por conta disso, porque temos que escolher a data juntos, afinal não vou casar sozinha. O seu parceiro sempre tem que estar por dentro de tudo, porque o casamento é de vocês dois, coloque ele por dentro de tudo desde data do casamento, até a decoração do casamento. Já vi muitos casamentos por ai que parece que é só da noiva, ou virse e versa que o casamento só tem cara de um dos dois, e não tem nada haver com o outro, penso que tem que haver um pouco de cada um dentro da data mais importante dos dois.


Na minha pesquisa vi muitos falando que isso você decidia depois, mas eu concordei com outros blogs que falou que têm que ser antes de muitas coisas, eu mesmo acho que esse é o principal, todos falam que decidir o tipo de casamento é mais importante, mas eu já descordo com isso, porque eu e o Gledson por exemplo tem muitos parentes e amigos, então temos que decidir quem iramos convidar e ver quantos são, eu acho impossível eu e o Gledson escolher o mini weddings por exemplo, porque nesse formato não ultrapassa de 80 convidados. Já que só meus tios e primos primeiros já deram quase 40 pessoas, ainda tem a família do Gledson e os nossos amigos. Além disso, a quantidade de convidados interfere em tudo, como o local, buffet, convites, entre outros. E o que eu vi nesse post foi colocar o nome de cada convidado e a idade, porque tem serviços que não cobra de crianças, assim fica mais barato. Então coloque a quantidade de convidados primeiro.


Depois que traçarmos a quantidade de convidados, podemos falar sobre o tipo de casamento. O tipo de casamento também interfere em outros fatores. É nessa hora que você e seu noivo vão ter que conversar bastante, para escolherem o tipo mais ideal para os dois. Se vai ter ou não cerimônia, se vai ser uma maxi festa ou uma mais intima. 

Os tipos que mais vemos por ai são: 
somente o casamento civil; 
o casamento civil e o religioso; 
o casamento tradicional (civil, religioso e festa); 
o casamento americano (cerimônia e festa juntas); 
o casamento temático; 
o mini wedding; 
o brunch. 

Para saber mais detalhadamente sobre cada um, indico esse post.


Depois de decidir o tipo do seu casamento, é hora de decidir a data, através dela que vai contratar todos os serviços. Cada casal escolhe uma do seu jeito, tem um que é a data de aniversario de namoro, outros a data que se conheceram, e outros escolhem uma aleatória. 
Também tem que levar em consideração o tipo de casamento, se você escolheu em ao ar livre não pode escolher um mês que é costume de chover bastante. Recomendo ver esse post que fala os pros e contras de cada mês, e também quando são mais em conta os fornecedores. E esse post aqui também tem umas dicas de como escolher a data do seu casamento.


Defina o orçamento de vocês dois, se vão ter ajuda dos pais, veja tudo primeiro, estabelecendo um orçamento, fica mais fácil de não se extrapolar no final. Pesquise bastante os fornecedores para não pagar caro em um, sendo que outro com o mesmo serviço é mais barato. Junta sempre o útil ao agradável na hora de escolher o buffet, não vai pegar o mais barato e na verdade a comida não seja boa e nem aquilo que vocês queiram. Então escreve o que pode gastar por mês, e o total, para não fugir do controle, e escreva sempre quando fechar um serviço, assim não tem perigo de você esquecer que aquele valor já esta reservado para aquilo, e acaba gastando em outro serviço. E lembre-se a maioria dos fornecedores dão até a data para o pagamento. Leiam esse post que fala mais algumas coisas.

De todos os posts que eu vi por ai falando por onde começar planejar um casamento, o que eu mais me adequei e me inspirei para fazer esse post foi esse aqui. Os outros como viram eu fui citando em cada item. 
E vocês gostaram do post? O que querem saber? Que eu anoto e faço uma pesquisa, assim me ajuda também para o meu casamento.


Siga-me nas redes sociais:

FACEBOOK • INSTAGRAM • TWITTER • YOUTUBE • PINTEREST


4 comentários:

  1. Dicas infalíveis *----*
    um ótimo post...

    ResponderExcluir
  2. Eu pirei pra organizar o meu! Deu o maior trabalhão, mas valeu muito a pena ^^

    http://amaisnovacasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe:

J. Calaveras © 2010 - 2015 | Layout Base por Alves Alvin | Editado por Jéssica Melo