03 abril 2014

DPB: Como escolher um nome para o blog


Mais uma novidade para vocês. De vez em quando vêm algumas pessoas me perguntar algumas dicas para blogs, e pensei começar falar do pouquinho que sei aqui para vocês. Então agora vamos ter de vez em quando postagens com umas dicas para os blogs de vocês. Gostaram da ideia?


E nada mais justo começar falar de como escolher um nome para o blog não é mesmo?
Se eu tivesse essa ajuda quando criei o meu blog, ele com certeza não se chamaria inicialmente O Mundo de Jéssica, srsrs. Até por isso resolvi mudar o nome para Jéssica Melo, que é algo mais profissional, que o meu nome que vai me levar na minha futura carreira. Graças a Deus eu já tive uma ideia melhor para escolher o nome da loja online que estou criando (que em breve venho falar mais sobre ela), que como avia citado já em algum post, que ela vai se chamar Madame Jessy.
Então vamos às dicas de como escolher um nome para o seu blog?


O nome do seu blog tem que ter relação ao conteúdo, não precisa escolher somente um tema para falar no blog, até mesmo o meu eu não faço isso, srsrs. Mas o foco principal dele é moda, é o que eu amo, é o que eu curso. Então primeiramente você estabeleça tudo que você quer falar sobre no blog, assim já fica um pouco mais fácil de escolher um nome. 
Se você ainda ta em dúvidas sobre o tema entra aqui e leia o post.


Depois de escolher o tema abordado, faça uma lista com palavras de coisas que você goste e suas variações, e também escreva coisas que lhe define. As vezes juntando duas palavras que gosta da certo. Se der certo ótimo, senão vai pensando com calma que você consegue. Tenta escolher cerca de 5 nomes, assim se já tem algum blog com o nome escolhido, você tem outras opções.


Seja criativo, escolha um nome marcante que seja fácil de ser lembrado e curto. Às vezes nomes muito grandes que parecem mais frases as pessoas esquecem. Quanto maior o nome mais feio fica e mais difícil será lembrado, eu vi falando aqui e sempre achei isso também.
Evite também colocar letras repetidas, se a palavra não tem, não coloca, por exemplo, "Jéssicaa", ou "Jéssiica", isso fará a pessoa não voltar mais ali porque não lembrara que tem mais uma letra ali.
Fuja um pouco de nomes em outras lingas, normalmente os leitores esquecem como escreve e acaba não voltando no seu blog por conta disso, mas toda regra tem exceção, tem o Just Lia, Hot Love Drama, Trashy Vogue, Keep Calm DIY, todos esses tem nomes em outras lingas, mas para mim são fáceis de lembrar, outros mais do que uns, e são marcantes, então pensa bem se ele é algo fácil de lembrar e não muito grande. 


Não copie o nome de outros blogs, muito menos parecido. Não queiram se aproveitar da fama de outro. Seja criativa, e faça o seu próprio nome, e corra atrás para chegar onde queira. Não adianta copiar nome de outro blog, porque uma hora ou outra vai ficar ruim é para você, mesmo que o outro blog não seja famoso assim, os leitores vão ver qual é o blog mais antigo. 
E fujam dos nomes que se lembram de outros blogs, tipo "Just Kika" e "Depois dos Vinte", isso não ajudará você em nada.


O que é um domínio? 
Domínio é simplesmente o endereço do blog. Ele tem que ser igual ao nome do blog, porque um leitor associa o nome ao endereço, e quando quer visitar um blog ele já digita o nome do mesmo, e se for diferente ele acaba indo parar em outro local, ou vai achar que não existe mais esse blog, o que fará ele não aparecer mais. Isso acaba perdendo muitos leitores, não façam como eu que fiquei 3 anos de blog com o domínio diferente do nome. Quando o blog chama "O Mundo de Jéssica", fiquei com o domínio "lovethemakeup.blogspot.com". 
Não se preocupa em comprar um domínio próprio no começo, se você tiver condições e achar que pode ter beleza, mas se não tiver pode muito bem usar as plataformas de graça, eu mesma usei 3 anos o blogspot.com, mas também tem o wordpress.org,todos os dois são muito bons. Mas se você for comprar um domínio próprio e ele já existe você de uma olhada, e vê se já não é outro blog, senão vai acontecer a mesma coisa que disse no item acima, mas senão for outro blog não tem problema, é só trocar o domínio, em vez de ".com" pode ser ".com.br", ".org", ".net" tem várias opções, mas esse assunto de domínio vou falar mais é em outro post.

Gostaram do post? E da novidade? Acharam que está faltando falar de alguma coisa? Você tem alguma dica especial? 
Se tiverem alguma dúvida sobre blog me mande, porque se eu souber responder eu coloco em pauta, se não souber, eu pesquiso e mostro onde poderá ficar sabendo mais sobre. Porque eu não sei de quase nada perto de outras blogueiras, mas como alguns leitores veio me tirar algumas dúvidas, decide começar falar um pouquinho aqui, assim vou fazer iguais os post sobre casamento, eu vou aprendendo junto com vocês. 
E se alguém tiver alguma dica também compartilhe que eu coloco aqui, ou também se preferi pode fazer parte do Cantinho da Leitora.


Siga-me nas redes sociais:

FACEBOOK • INSTAGRAM • TWITTER • YOUTUBE • PINTEREST

10 comentários:

  1. Adorei as dicas. Foram super úteis. Vou indicar o seu post para algumas pessoas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter gostado das dicas.

      Beijos

      Excluir
  2. Cara, escolher o nome du meu blog foi, sem dúvidas, a tarefa mais difícil! Acabou que peguei do trecho de uma música que eu gosta e... ornou! Ouço muita gente dizer: "Ah, eu vim pro seu blog pq li o nome em algum lugar, achei diferente, curioso, fui saber como era" HAHA
    Engraçado como o nome de um blog pode marcar, né?!

    Meu nome favorito de todos todos todos os blogs é o Chata de Galocha. Gente, não sei se é porque eu adoro a Lu, acho ela linda, mas o nome me marcou desde a primeira vez.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Dica bem uteis, quando fui criar meu blog eu ea Michelle a outra dona, ficamos tipo 3 dias pensando qual seria o nome e tal hsukahsk
    Não queríamos nos arrepender, e hoje por sorte eu amo o Garota Agridoce shaukshauk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado. E o nome do seu é lindo.

      Beijos

      Excluir
  4. Acho que escolher o nome do meu blog foi simples, eu já usava no tumblr auahuauah gosto do modo como "calma e respira" soa, e várias pessoas já me falaram isso também, que é algo diferente e de certa forma agrega vários temas... É como se meu blog e a marca dele (o nome) levasse o leitor a relaxar e curtir o momento ali com os posts rs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é fácil quando já temos alguma coisa na cabeça não é mesmo?!

      Beijos

      Excluir
  5. Ótimas dicaas, quando eu fui decidir o nome do meu blog pedi a opinião de toda a família haha, acho que é uma das partes mais complicadas no inicio né? E olha que o primeiro nome que coloquei não é o que está hoje, espero não mudar mais kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas que escolher o nome é o mais difícil.

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe:

J. Calaveras © 2010 - 2015 | Layout Base por Alves Alvin | Editado por Jéssica Melo